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O B J E C T I V A M E N T E

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O B J E C T I V A M E N T E

«lei da existência»

Outubro 10, 2019

Às funções de ordem espiritual pertencem as diferentes formas de conhecimento que o homem possue [...]. Há espírito que difìcilmente se liberta da consciência, como há espírito que difìcilmente se liberta da vida, como há espírito que difìcilmente se liberta da matéria. [...] A sua maior ou menor dependência de cada uma ou de várias das outras regiões da realidade é perfeitamente visível na conformação de ordem superior e sintética que realiza ou dela é a expressão – a personalidade. [...] A personalidade, como qualquer outra das formas existenciais anteriormente citadas, – embora em diferente grau, – existe porque outras também existem. A lei da existência é relação de plurais, isto é, se qualquer coisa existe deve pelo menos uma outra também existir, pois, doutro modo, não seria o seu conhecimento possível. Êste é sempre relação unidade-diversidade e a diversidade só pode justificar-se ontològicamente. O mesmo se poderá dizer da vida, porque não há vida sem coexistência. [...] É uma questão difícil para certas correntes da filosofia concluir da consciência pessoal para a existência de outras consciências. E, de-facto, a consciência é intencionalmente dirigida para o mundo que está fora de si. Esta intencionalidade não exige a existência de outras consciências, mas de alguma coisa que não seja consciência, isto é, alguma coisa que lhe seja radical e estruturalmente diferente. Existindo isto, a consciência tem vida própria. Partindo da consciência (limitando-nos ao cogito) e não estabelecendo a dependência ontológica dos diferentes sectores da realidade com ela, tornar-se-á insolúvel esta dificuldade e o solipsismo inevitável.

 

Delfim Santos, Da Filosofia.
Porto, 1939, pp.79-80.

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